Há 10 Anos Transformando a Educação
ENSINO MÉDIO
Língua Portuguesa
Os parâmetros curriculares nacionais para a área de Língua Portuguesa focalizam
a necessidade de dar ao aluno condições de ampliar o domínio da Língua e da Linguagem, aprendizagem fundamental para o exercício da cidadania. Bem como, desenvolver seus conhecimentos discursivos e lingüísticos, sabendo ler e escrever conforme seus propósitos e demandas sociais; expressar-se apropriadamente em situações de interação oral diferentes daquelas próprias de seu universo imediato; refletir sobre os fenômenos da linguagem, particularmente os que tocam a questão
da variedade lingüística, combatendo a estigmatização, discriminação e preconceitos relativos ao uso da Língua. Dentro dessa disciplina encontram-se as partes: Gramática, Técnica de Redação, Interpretação de Texto e Literatura.
Matemática
Os parâmetros curriculares nacionais para a área de matemática constituem um referencial para a construção de uma prática que favoreça o acesso ao conhecimento matemático, que possibilite de fato a inserção dos alunos como cidadãos, no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura. Ainda destacam que, a matemática está presente na vida de todas as pessoas desde que nascem, no cotidiano em situações em que é preciso quantificar, calcular, localizar um objeto no espaço, ler gráficos
e mapas, e fazer previsões.
História
Os parâmetros curriculares nacionais para a área de História tem como pressuposto, que o aluno possa aprender a realidade na sua diversidade nas múltiplas dimensões temporais. Destacam-se os compromissos e as atitudes de indivíduos, de grupos e de povos na construção e na reconstrução das sociedades, propondo estudos das questões locais, regionais, nacionais e mundiais.
Geografia
Os parâmetros curriculares nacionais para a área de Geografia fundamentam-se numa abordagem teórica e metodológica que procura contemplar os principais avanços que ocorreram no interior dessa disciplina. Torna-se importante que os alunos possam perceber-se como atores na construção de paisagens e lugares
e que compreendam que são responsáveis pelo trabalho social e a natureza.
A Geografia de uma região está intimamente ligada à natureza em constante mudança e às transformações exercidas pelo homem nesse cenário geográfico.
Biologia
Os parâmetros curriculares nacionais para a área de Biologia propõem conhecimento em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “vida e ambiente”, “ser humano e saúde”, “tecnologia e sociedade”e “terra e universo”.
Tem como proposta estimular a análise, a capacidade de compor dados, informações e argumentos produzindo significados a conceitos científicos básicos, como sistema, energia, transformação, vida, hereditariedade, tempo e espaço para que o aluno possa construir esquemas mentais no lugar de somente memorizar informações.
Física
Os parâmetros curriculares nacionais para a área de Física favorecem o desenvolvimento de trabalhos com conhecimentos contextualizados e, por isso mesmo, integrados à vida. Conhecimentos dos princípios básicos e das teorias da concepção do Universo e das leis que o regem. Bem como, conhecimento dos estudos das grandes mentes da humanidade (Galileu, Newton, Einstein, etc).
Química
Os parâmetros curriculares nacionais para a área de Química buscam um panorama que exemplifique os rumos e objetivos de seu ensino na escola, sendo assim, priorizou um trabalho que integra diversas dimensões do ser humano. Desenvolvendo estudos da composição dos elementos químicos, que basicamente formam a vida conhecida por todos, e da possível transformação destes elementos.
Educação Física
Os parâmetros curriculares nacionais para a área de Educação Física propõem conhecimento que introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento, com finalidade de lazer, de expressão de sentimentos, afetos e emoções, de manutenção
e melhoria da saúde.
Artes
Os parâmetros curriculares nacionais para a área de Artes têm como objetivo levar
as artes visuais, a dança, a música e o teatro para serem aprendidos na escola, com intuito de estabelecer relações entre seus trabalhos artísticos individuais e em grupos, e a produção social de arte, assimilando e percebendo correlações entre o que faz na escola e o que é e foi realizado pelos artistas na sociedade num âmbito, local, regional, nacional e mundial.
Inglês
A aprendizagem de língua estrangeira é uma possibilidade de aumentar a percepção do aluno como ser humano e como cidadão. Tendo em conta a expansão da globalização, visa desenvolver habilidades comunicativas em função de sua especificidade e das condições existentes no contexto escolar.
Filosofia
Tem por objetivo desenvolver no aluno a aquisição dos conhecimentos necessários para obter inteligência crítica de habilidades, de iniciativas e de competências na resolução de problemas. Através de estudos dirigidos e tendo como base os grandes pensadores e filósofos da humanidade, o aluno exercita ao lado das demais disciplinas uma caminhada de análise e reflexão sobre a própria atividade interrogativa, desenvolvimento pessoal e inter-pessoal, desenvolvimento da compreensão ética e desenvolvimento da capacitada de se encontrar sentido na experiência de realizar interferências, características do ser humano.
Sociologia
Tem por objetivo auxiliar o aluno quanto à compreensão de si mesmo e da sociedade na qual está inserido. Preparando-o assim para o exercício consciente da cidadania, desenvolvendo o seu papel social e crítico.