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ENSINO FUNDAMENTAL II

Língua Portuguesa
Os parâmetros curriculares nacionais para

a área de Língua Portuguesa focam na

necessidade de dar ao aluno condições de

ampliar o domínio da Língua e da Linguagem,

aprendizagem fundamental para o exercício

da cidadania. Bem como, desenvolver seus

conhecimentos discursivos e lingüísticos, sabendo

ler e escrever conforme seus propósitos

e demandas sociais; expressar-se

apropriadamente em situações de interação

oral diferentes daquelas próprias de seu

universo imediato; refletir sobre os fenômenos

da linguagem, particularmente os que tocam

a questão da variedade lingüística, combatendo

a estigmatização, discriminação e preconceitos

relativos ao uso da Língua. Dentro dessa disciplina

encontram-se as partes: Gramática, Técnica de

Redação, e  Interpretação de Texto .

 

Matemática
Os parâmetros curriculares nacionais para a área de matemática constituem um referencial para a construção de uma prática que favoreça o acesso ao conhecimento matemático, que possibilite de fato a inserção dos alunos como cidadãos, no mundo do trabalho, das relações sociais e da cultura. Ainda destacam que, a matemática está presente na vida de todas as pessoas desde que nascem, no cotidiano em situações em que é preciso quantificar, calcular, localizar um objeto no espaço, ler gráficos

e mapas, e fazer previsões.

 

História

Na área de História pressupomos  que o aluno possa aprender a realidade na sua diversidade nas múltiplas dimensões temporais. Destacam-se os compromissos e as atitudes de indivíduos, de grupos e de povos na construção e na reconstrução das sociedades, propondo estudos das questões locais, regionais, nacionais e mundiais

(Multiculturalismo Cultura Afro Indígena).

Geografia

Em Geografia fundamentam-se uma  abordagem teórica e metodológica que procura contemplar os principais avanços que ocorreram no interior dessa disciplina. Torna-se importante que os alunos possam perceber-se como atores na construção de paisagens e lugares, e que compreendam que são responsáveis pelo trabalho social e a natureza. A Geografia de uma região está intimamente ligada à natureza em constante mudança e às transformações exercidas pelo homem nesse cenário geográfico.

Ciências da Natureza

Na área de Ciências o conhecimento se dará  em função de sua importância social, de seu significado para os alunos e de sua relevância científico-tecnológica, organizando-os nos eixos temáticos “vida e ambiente”, “ser humano e saúde”, “tecnologia e sociedade” e “terra e universo”.

 

Educação Física 

Educação Física propõem conhecimento que introduz e integra os alunos na cultura corporal do movimento, com finalidade de lazer, de expressão de sentimentos, afetos e emoções, de manutenção e melhoria da saúde. Para tanto, rompem com o tratamento tradicional dos conteúdos que favorecem os alunos que já tenham aptidões, adotando como eixo estrutural da ação pedagógica o princípio da inclusão, apontando para uma perspectiva metodológica de ensino e aprendizagem que busca o desenvolvimento da autonomia, da cooperação, da participação social e da afirmação de valores e princípios democráticos.

Artes
Os parâmetros curriculares nacionais para a área de Artes têm como objetivo desenvolver a sociabilização entre os grupos assimilando e percebendo

que a música, o teatro, a dança são fundamentais para o desenvolvimento do ser humano. Estabelecer relações entre seus trabalhos artísticos individuais e em grupos,

e a produção social de arte, assimilando e percebendo correlações entre o que faz

na escola e o que é e foi realizado pelos artistas na sociedade num âmbito, local, regional, nacional e mundial.

Diálogo Inter Religioso

O desenvolvimento do Ensino Religioso será realizado através de um material da Editora FTD ( Diálogos Inter Religiosos). Tendo como objetivos principais conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradições, movimentos religiosos e filosofias de vida. A valorização e o respeito às diferentes religiões a partir de pressupostos científicos, filosóficos e éticos. O respeito ao próximo e a vida. 

Projeto de Vida

Com Material do Psicólogo Leo Fraiman procuramos através de ações motivadoras levar nossos alunos a se tornarem agentes transformadores, que pegam a vida nas mãos, que entendem que a distancia entre seus sonhos e conquistas dependem de suas atitudes.

 

Inglês -  Programa Bilíngue

O desenvolvimento da língua inglesa por meio de uma proposta inovadora , com a utilização de ferramentas pedagógicas e atividades lúdicas.O programa é baseado nos 4 pilares da UNESCO (  Aprender a conhecer- a fazer -a conviver e a ser).As aulas  são diárias e ocorrem de maneira interdisciplinar e os alunos aprendem por meio de jogos, músicas e material didático da editora FTD.

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