top of page
bolinhas.png

EDUCAÇÃO INFANTIL

Nossa educação Infantil utiliza as metodologias do conhecimento meio físico e social.

 

Através desta ferramenta pedagógica, a criança desenvolve a percepção do meio em que vive e adquire conhecimento para desenvolver sua autonomia, assumindo suas responsabilidades.

Natureza e Sociedade 

(Ciências, História e Geografia)

Através desta ferramenta pedagógica, a criança

desenvolve a percepção do meio em que vive

e adquire conhecimento para desenvolver sua autonomia,

assumindo suas responsabilidades.

Linguagem Oral e Escrita

Através destas ferramentas a criança desenvolve a leitura e a escrita. A alfabetização avança em duas vertentes: a primeira referente ao processo da construção da escrita (palavras) e a outra se refere ao processo de conhecimento e competência literária (textos de diversas modalidades e estilos). O Professor apresenta papel fundamental para o desenvolvimento pelo gosto da leitura/ escrita.

 

 

Artes Visuais

(Música e Artes)

Dentro desta Proposta o educando dará significados à cultura corporal humana. O desenvolvimento se dará através de jogos, dança e ginástica. Nesta proposta lúdica, procura-se encontrar em cada um de seus conteúdos, benefícios fisiológicos, psicológicos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura corporal.

Buscando despertar a musicalidade nos educandos através das cantigas de rodas, canções de ninar, hora do lanchinho e demais atividades envolvendo o ritmo e instrumentos musicais.

As artes plásticas oferecem à criança a possibilidade de explorar e criar intimidade com os diversos materiais, descobrindo as expressivas possibilidades de ampliar o seu campo referencial. Dentro desta proposta a criança através da junção destes materiais criará composições, trabalho basicamente concentrado na leitura de imagens produzidas por elas mesmas (desenhos, colagens, recortes, pintura e etc).

 

Matemática 

Nesta etapa à aquisição de conhecimentos matemáticos se dá a partir de experiências do dia a dia. Utilizando-se além do material didático, as atividades lúdicas (jogos e brincadeiras), os alunos poderão estabelecer relações entre os números, reconhecendo a sua necessidade e utilidade. As crianças através dos jogos e do registro coleções e objetos significativos começam a utilizar a contagem oral. A matemática está presente no cotidiano das crianças através dos números de telefone, da casa, através de medidas e formas que estão nos objetos, na natureza e no meio urbano.

Formação Pessoal e Social

Construção de Identidade e Autonomia

A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.

A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva

 

Inglês - Programa Bilíngue

O desenvolvimento da língua inglesa por meio de uma proposta inovadora, com a utilização de ferramentas pedagógicas e atividades lúdicas.
O programa é baseado nos Quatro pilares da UNESCO (Aprender a conhecer- a fazer -a conviver e a ser). As aulas  são diárias e ocorrem de maneira interdisciplinar e os alunos aprendem por meio de jogos, músicas matérial didático da FTD.

ed-infantil-ecisj.png
bottom of page