Há 10 Anos Transformando a Educação
EDUCAÇÃO INFANTIL
Nossa educação Infantil utiliza as metodologias do conhecimento meio físico e social.
Através desta ferramenta pedagógica, a criança desenvolve a percepção do meio em que vive e adquire conhecimento para desenvolver sua autonomia, assumindo suas responsabilidades.
Natureza e Sociedade
(Ciências, História e Geografia)
Através desta ferramenta pedagógica, a criança
desenvolve a percepção do meio em que vive
e adquire conhecimento para desenvolver sua autonomia,
assumindo suas responsabilidades.
Linguagem Oral e Escrita
Através destas ferramentas a criança desenvolve a leitura e a escrita. A alfabetização avança em duas vertentes: a primeira referente ao processo da construção da escrita (palavras) e a outra se refere ao processo de conhecimento e competência literária (textos de diversas modalidades e estilos). O Professor apresenta papel fundamental para o desenvolvimento pelo gosto da leitura/ escrita.
Artes Visuais
(Música e Artes)
Dentro desta Proposta o educando dará significados à cultura corporal humana. O desenvolvimento se dará através de jogos, dança e ginástica. Nesta proposta lúdica, procura-se encontrar em cada um de seus conteúdos, benefícios fisiológicos, psicológicos e suas possibilidades de utilização como instrumentos de comunicação, expressão, lazer e cultura corporal.
Buscando despertar a musicalidade nos educandos através das cantigas de rodas, canções de ninar, hora do lanchinho e demais atividades envolvendo o ritmo e instrumentos musicais.
As artes plásticas oferecem à criança a possibilidade de explorar e criar intimidade com os diversos materiais, descobrindo as expressivas possibilidades de ampliar o seu campo referencial. Dentro desta proposta a criança através da junção destes materiais criará composições, trabalho basicamente concentrado na leitura de imagens produzidas por elas mesmas (desenhos, colagens, recortes, pintura e etc).
Matemática
Nesta etapa à aquisição de conhecimentos matemáticos se dá a partir de experiências do dia a dia. Utilizando-se além do material didático, as atividades lúdicas (jogos e brincadeiras), os alunos poderão estabelecer relações entre os números, reconhecendo a sua necessidade e utilidade. As crianças através dos jogos e do registro coleções e objetos significativos começam a utilizar a contagem oral. A matemática está presente no cotidiano das crianças através dos números de telefone, da casa, através de medidas e formas que estão nos objetos, na natureza e no meio urbano.
Formação Pessoal e Social
Construção de Identidade e Autonomia
A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros.
A autoimagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva
Inglês - Programa Bilíngue
O desenvolvimento da língua inglesa por meio de uma proposta inovadora, com a utilização de ferramentas pedagógicas e atividades lúdicas.
O programa é baseado nos Quatro pilares da UNESCO (Aprender a conhecer- a fazer -a conviver e a ser). As aulas são diárias e ocorrem de maneira interdisciplinar e os alunos aprendem por meio de jogos, músicas matérial didático da FTD.